segunda-feira, 20 de março de 2017

História da Música Cristã - Parte 1


Começarei aqui com simples resumo da história da música cristã até o formato como a conhecemos hoje.


Na Bíblia musica é citada pela primeira vez em Gênesis 4:21, pois havia um homem chamado “Jubal, pai de todos os que tocam harpas”. 

A música sempre esteve presente na história do povo de Israel, Antigo testamento e também no Novo testamento.

Deus ama a música.

Começarei aqui com um simples resumo da história da música Cristã até o formato como é conhecida hoje. 

I º SÉCULO DA ERA CRISTÃ – Era dos apóstolos
Os cristão eram muito perseguidos,mas mesmo assim, sempre cantavam quando conseguiam se reunir nas casas, cavernas ou lugares escondidos para se congregar. Não se tem muita informação, registros sobre a música nos primeiros séculos da igreja, a partir de sua formação registrada em Atos 2. Poucas informações podem ser encontradas nas cartas de Paulo, onde exorta os crentes a se relacionarem com hinos e cânticos espirituais, (Efésios 5:19 – Colossenses 3:16 ). Foi assim até o IIIº século.
IIIº SÉCULO DA ERA CRISTÃ  – Igreja juntou-se ao Estado
Constantino com o Edito de Milão, ano 313, faz cessar perseguições e os Cristãos passam a se reunir em templos que foram construídos sob a religião do Estado, agora cristã. Com isso, música tornou-se indispensável nas reuniões que passaram a acontecer aos domingos, por decisão do Estado,  ao invés de Sábado como era do costume Judaico.
IVº SÉCULO DA ERA CRISTÃ
Havia muitas discussões a respeito da música, do uso de instrumentos e vozes ensaiadas nas reuniões nas igrejas, pois para muitos somente os Salmos de Davi eram inspirados pelo Espírito santo e os de outros compositores, não. Outros achavam que que todos, incluindo os outros compositores eram inspirados pelo Espírito santo.
Vº SÉCULO DA ERA CRISTÃ – Idade média
A polêmica do canto com participação da congregação na igreja ainda persistia, agora também com mais uma: o uso de instrumentos e vozes ensaiadas para o culto o que primeiro teve como resultado em 535 pelo bispo Gregório, a proibição total do canto nas reuniões na igreja, por entender que isso era uma função unicamente clerical,som a igreja somente ouvia, não participava. Depois, num concílio em Laodiceia, ficou determinado que a musica ensaiada com uso de instrumentos  e os salmos compostos por outros compositores estavam proibidos na igreja,com exceção dos Salmos de Davi.
Para os teólogos igreja cristãs essa é considerada a Idade das trevas, período onde o evangelho e as escrituras haviam sidos esquecidas, os instrumentos foram totalmente banidos das igreja restando somente o Canto Gregoriano. Toda essa polêmica com a música foi até o ano de 1600, final do século XVI.
Clero: era representado pelos diáconos, bispos, padres, presbíteros, arcebispos, cardeais e o Papa. 
Canto Gregoriano era o canto litúrgico oficial da igreja Católica estabelecido pelo Papa Gregório Magno já no VI século.
XVIº SÉCULO DA ERA CRISTÃ – Reforma protestante
No período da reforma as músicas e hinos compostos por Martinho Lutero(Martin Luther) que era casado com a musicista Katharina Von Bora, depois de sua conversão, foram de grande importância para a divulgação doa doutrina da Justificação pela fé, pois acreditava ele que através da musica a aceitação seria muito mais rápida. Castelo forte é dos seus 37 hinos o mais conhecido e cantado até hoje. Lutero foi o primeiro na instituição de salariado de músicos na igreja, mesmo assim a musica continuava banida em muitas igrejas na Inglaterra.
Esse período foi de muitas invenções, inovações na filosofia, na política, na música com o surgimento de novos instrumentos e aperfeiçoamento dos antigos, tendo a preferencia ainda pela música vocal. Instrumentos como o Cravo( antepassado do piano ) e Órgão de tubo passaram a ser muito utilizados na música. Aqui a congregação voltava a participar nos cânticos na igreja, pois eram feitos na língua do povo e não mais em Latim como os entoados pelo clero.
A música cristã, propriamente dita, começa a evoluir a partir daqui.
XVIIº SÉCULO – Período Barroco 1601-1750
Período em que foi estabelecido o Tonalismo, a criação do campo harmônico, graus e funções, favorecendo o acompanhamento da melodia com base harmônica, tornando os instrumentos mais atuantes dentro da igreja. A partir daí muitos instrumentos foram incorporados na musica cristã em evolução, violinos, instrumentos de sopro e outros. Havia alguma resistência a aceitação de certos instrumentos nas igrejas pelos Batistas e Presbiterianos, mas com o passar do tempo foram tornando-se comuns.
COMPOSITORES DO PERÍODO
CATÓLICO-ROMANO
Claudio Giovani;
Antônio Monteverdi( maestro, cantor e gambista – viola de gamba, antecessora da viola de orquestra da família do violino);
Antônio Lúcio Vivaldi ( autor de As quatro estações)
MEIO PROTESTANTE
Sebastian Bach( 1685-1750 ), organista e compositor
Jorge Friedrich Handel ( 1685 – 1759 ), teólogo alemão que trabalhou como músico na igreja e compôs muitas obras.
Nesse período a música instrumental ganhou a mesma importância que a música vocal e começaram a surgir as orquestras.
XVIIIº SÉCULO DA ERA CRISTÃ – Período Clássico
Período onde surgiram as grandes orquestras, Óperas, Sonatas, Sinfônicas e os Concertos, fazendo com que a música instrumental ganhasse grande força, superando até a música vocal com a presença do recém-inventado Piano, utilizado por todos os grandes compositores.
COMPOSITORES DO PERÍODO
Franz Joseph Haydn( 1732-1809 ) / Wofang Amadeus Mozart( 1756-1791 )
Ludwig Van Bethoven ( 1770-1827 )
Na metade desse mesmo século surge o Romantismo com grandes obras de ChopinTchaikovskFelix Mendelssohn e Brams. Havia também um esfriamento da fé contudo, muitas obras cristãs que são utilizadas na nossa Harpa Cristã e no Cantor Cristão, H.C.C, foram compostas por grandes homens de Deus.
Pensamento de Lutero:
“A música é bela e gloriosa dádiva de Deus… A música transforma as pessoas em gentes mais gentis, mais auto-controladas e mais razoáveis”
Fica aqui a primeira parte desse pequeno resumo da História da Música Cristã.
Forte abraço.

“Viva bem pensando em Deus todo dia”

sexta-feira, 17 de março de 2017

Bem vindos

Bem vindos ao seu novo blog de musica cristã na internet.

Forte abraço.

"Viva bem pensando em Deus todo dia"

CICLO DAS QUINTAS DESCOMPLICADO

Olá. Neste post o assunto será o "Ciclo das quintas", o ão falado ciclo das quintas que para muitos parece um bicho de sete cabeç...