segunda-feira, 17 de abril de 2017

História da Música Cristã - parte 4 - Gospel no Brasil

Chegamos aqui com a quarta parte da história da música cristã, agora com a chegada ao Brasil e a revolução no cenário musical provocada por aqui.

A música cristã chegou ao Brasil através de missionários protestantes, Batistas e Presbiterianos, americanos que ensinavam hinos do Cantor cristão, Harpa cristã e Hinário cristão, traduzidos para o português. Esses hinos foram adotados por todas as igrejas eram implantadas no país. Assim começava a chegar o Gospel no Brasil. 

DÉCADA DE 60 

Essa foi a década do Golpe militar e a década de onde começava a surgir os primeiros nomes da música cristã no país que a mudariam para sempre. já havia aqui algumas pequenas gravadoras que gravavam músicas cristãs como: Atlas Records que gravou Feliciano Amaral; Califórnia Records; Cave Records que gravou o primeiro trabalho do Luis de Carvalho"Boas Novas", este pai de Elias de Carvalho, fundador da Bom Pastor Records já em 1969.

Cantores como Luis de Carvalho, Feliciano amaral e Edgar Martins, Ademar Campos e Izac Borba eram muito atuantes nessa época. Surge também ali dois importantes grupos: Arautos do Rei e Vencedores por Cristo, este fundado em 1968 por pastor missionário americano James Kemp, enviado por missão de mesmo nome revolucionou a música cristã no Brasil. 
A missão Vencedores por Cristo era formada por jovens universitários daqui de várias denominações que passaram por treinamento para evangelização, usando também a música como uma das ferramentas de sua missão. 
O grupo Vencedores por Cristo foi importantíssimo na quebra do preconceito quanto ao uso de instrumentos não tradicionais, pois reinava a tradição do Gospel que era o uso do Órgão e do Piano. Eles introduziram instrumentos como Guitarra, Violão, Baixo e a polêmica Bateria que não era aceita nas igrejas no pais. Ousaram também nos ritmos, usando fusões com Bossa nova, Baião, Rock e outros gêneros, fazendo uma verdadeira revolução que marcou para sempre a musica cristã no país. Em 1968, ainda lançaram se primeiro compacto que era ainda composto de hinos tradicionais. Depois de cinco compactos lançados, sai em 1971 seu primeiro LP "Fale do amor" que foi de grande sucesso. Em cada LP lançado, uma novidade, lançando as bases do que viria ser mais a frente já nos anos 80: o Gospel.


                                                                                          


Atlas Records 1948, Rio de janeiro
Cave Records 1957, Campinas, SP
Califórnia Records, 1959
Bom Pastor 1969


DÉCADA DE 70

Essa década foi de muita inovação, principalmente a partir de 1977 depois do lançamento do LP "De vento em Polpa" do Vencedores por cristo, confirmando a evolução para a música gospel Brasileira que surgiria com a chegada dos anos 80. Muitos nomes já atuavam nessa década antes desse grande lançamento do Vencedores por Cristo:
1973 Ozéias de Paula LP Cem ovelhas;
1975 Grupo Elo com o LP Calmo e sereno e tranqüilo;
1976 Som Maior Brilho celeste, liderado pelo maestro Pr. Roger Cole, destaque para a música "Jesus Cristo mudou meu viver".
1978 Voz da verdade LP Quem é o caminho? destaque para a música "Jesus vive"
Grandes lançamentos foram destaque nessa década.

DÉCADA DE 80
Aqui começou realmente a explosão do Gospel no Brasil com surgimento de muitos cantores e bandas, gravadoras, produtores musicais, técnicos em sonorização para grandes apresentações.
Começam também a atuar as primeiras gravadoras prontas para trabalhar com o etilo Gospel: Bom Pastor, Som e Louvores e Rocha Eterna 
Muitos nomes atuando na música que era mais congregacional:
Grupo Elo que se tornou o Logus; Ademar de Campos; Daniel Souza; Asaph Borba; Shirley Carvalhaes; Alvaro Tito; Luis de Carvalho; Cristina Mel; Denise Cerqueira; e muitos outros. O grupo Vencedores por Cristo marcou novamente época com o grande sucesso do seu LP " Tanto Amor", com destaque para as músicas Vaso novo, Então se verá, Glória pra sempre, Você pode ter, Meu coração, Ao que etá assentado e Você pode ter, que foram cantadas e são até hoje nas igrejas em todo país.

Outros destaques dessa época:  


Altos louvores 1983 - Igreja Batista de Copacabana, por Edvaldo Novais e Sergio Lopes, destaque para as músicas Anseios e Brilhante;
Alvaro Tito 1984 - destaque para as músicas Não há barreiras e Pelo sangue de Jesus;
Banda e Voz 1985 - por Natan Brito, destaque para as músicas Domínios e poder e Jesus virá;
Catedral 1987 - Presbiteriana de Nilópolis
Banda Raízes 1987 - Assembléia de Deus, L2 Sul, Brasília
Katesbarnéia 1988 - Igreja Renascer em Cristo
Novo Som 1988 - Igreja Batista de Padre Miguel

Foi ainda nessa década que surgiu o primeiro Selo com o nome Gospel, trazido dos EUA por Estevão Hernandes e Sônia Hernandes, detentores da patente, criando em seguida a Gospel Records que iniciou o lançamento de bandas de Rock gospel.

Surge aqui, ainda o movimento da Black Gospel, inaugurado pelo cantor Alvaro Tito, ganhando muita força na metade da década de 90. A igreja Pedra Viva foi a responsável pelo incentivo e divulgação do gênero, tornando-se um celeiro de onde saíram nomes como: Banda Rara; Banda Kadoshi;Templo Soul; Groove Soul; Soul Dream; Quarteto Feeling; Quarteto link 4; Raiz Coral; Coral Just Sing; The Family e Robson Nascimento, este serviu de referência e inspiração para todos o vocalistas de todas os grupos citados. O Black Gospel  precedeu a Soul Music que nada mais era, quando surgiu da década de 60 nos EUA, uma versão secular da música gospel.

DÉCADA DE 90
Aqui já a música gospel já havia se tornado um produto, inaugurando o Mercado gospel, com grandes nomes, cachês, grandes apresentações, Fã clubes, premiações, turnês e tudo o que gira em torno do universo da indústria da música.
Aqui também surge os Grupos de Louvor e adoração que logo se expandiram com grande aceitação pelas igrejas, surgindo grupos como Comunidade da Zona sul; Renascer Praise; Toque no Altar; Tabernáculo de Dav; Koynonia e Diante do Trono, este destacou-se e tornou-se referência para o surgimento de muitos outros. Alguns cantores solo também se destacaram nessa época como Eyshila; Léa Mendonça; Sergio Lopes; Kleber Lucas; Marquinhos Gomes; Liz Lanne e outros.

Com a explosão dos ministérios de louvor, o movimento do Rock gospel teve sua diminuição, mas continuou até hoje com menos participação mas, ótimos artistas, muitos deles inspirados na banda Australiana Hillsong com destaques para David Quilan, André Valadão e Fernandinho, fazendo pelo país grandes shows. 

A partir daqui a música gospel no Brasil continuou sua evolução, sempre absorvendo da cultura, gêneros, estilos diferentes até os dias atuais, agora com mega produções, mega shows, mega turnês, nacionais e até internacionais, grandes ícones e todo tipo de aparato para atender ao público cada vez mais exigente e diversificado. 
Grandes artistas como Thalles Roberto; Eli Soares; Anderson Freire; Dj Alpiste; Pregador Luo; Leonardo Gonçalves e muitos outros do Rap, Funk; Pagode e Sertanejo Gospel.

Fica aqui um simples resumo da história da música cristã no Brasil e a evolução para o Gospel como conhecemos.

Forte abraço!! "Viva bem pensado em Deus todo dia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CICLO DAS QUINTAS DESCOMPLICADO

Olá. Neste post o assunto será o "Ciclo das quintas", o ão falado ciclo das quintas que para muitos parece um bicho de sete cabeç...