Esta é mais uma dica importante para ajudar os músicos a desempenhar melhor o seu papel no serviço da Obra de Deus.
1) Todo músico deve aprender a ouvir os outros instrumentos quando estiver tocando em grupo, pois não é só seu instrumento que deve ser ouvido, mas sim todo o grupo.
2) Todo músico deve treinar prática de conjunto para amadurecimento, ou seja, ter maturidade musical para saber se portar.
3) Todo músico deve estudar teoria musical, ela é fundamental assim como a prática.
4) Todo músico deve aprender a conduzir a música como ela é e não como ele acha que ela deve ser, isto indica maturidade musical.
5) Todo músico deve aprender a usar o metrônomo, pois seu uso regular faz com que o músico aprenda a respeitar andamentos evitando com isso o atropelamento dos outros instrumentos no grupo.
6) Todo músico deve saber, principalmente os bateristas e percussionistas que a pulsação rítmica e o andamento são para serem sentidos e não ouvidos. Muitos músicos querem que o ouvinte ouça a pulsação e não que ele a sinta.
7) Todo músico deve ter humildade sensibilidade ao acompanhar um cântico na congregação para não fazer exibição de sua técnica na hora e momentos errados; deve, sim, usar de bom senso e maturidade em não saturar, poluir a melodia com fraseados em excessos e nem a harmonia com muitos acordes. Deve-se usar poucas notas, bem acertadas, pois o objetivo principal numa música congregacional não é o músico nem sua técnica e sim, a mensagem que tem que ser transmitida ao ouvinte de forma clara para que ele a absorva e seja impactado e edificado.
8) Todo músico deve estudar sempre para aprimoramento de sua técnica, lembrando que a boa técnica é apenas um meio de facilitar a execução da música e não um meio de exibicionismo.
9) Todo músico deve saber que velocidade não é sinônimo de bom músico. A velocidade é uma consequência; o bom músico é aquele que sabe colocar seu instrumento e sabe fazer a coisa certa na hora certa.
10) Todo músico deve aprimorar a interpretação, aprendendo a se ouvir para depois executar. Para começar o músico pode gravar o que esta tocando para fazer uma auto-crítica de seus estudos, corrigir os erros e então executar.
11) todo músico deve saber o papel de seu instrumento em um grupo de acordo com os três elementos básicos da música: Melodia, Ritmo e Harmonia. Alguns instrumentos podem fazer os três, devendo se respeitado o que já está definido no arranjo qual dos papéis ele fará.
12) todo músico deve saber que a escolha do tom de uma música depende do canto, da tessitura e extensão vocal do cantor ou cantora, de modo que fique confortável para ele ou para ela, mesmo que para o instrumentista não seja. Se tem vocal a ênfase é a voz e não instrumentista; portanto não deve haver interferência por outros elementos.
13) Todo músico deve procurar ser o mais versátil possível, sempre procurando ouvir os mais diversos gêneros e estilos de música com ouvido crítico, extraindo o melhor de cada um deles.
14) Autodidata - Auto( por si; sozinho); Didata ( estudo; estuda ) ou seja, aquele que "estuda" sozinho sem auxílio de um professor e não àquele que toca sem estudo, este é considerado analfabeto musical, infelizmente.
Fica aqui a dica.
Forte abraço
"Viva bem servindo a Deus todo dia"