domingo, 8 de abril de 2018
quarta-feira, 4 de abril de 2018
HISTÓRIA DO HINÁRIO CANTOR CRISTÃO
Neste post será contada a história resumida sobre o hinário mais usado pela maioria dos cristãos protestantes no Brasil, o Cantor Cristão.
O Cantor Cristão
Este foi o terceiro hinário cristão brasileiro.
O primeiro foi o Salmos e Hinos de 1861 quando foi usado pela primeira vez na igreja cristã fluminense pelo casal Kalley e o segundo foi Hinos e Cânticos em 1876.
O Cantor Cristão é o primeiro hinário oficial da Igreja Batista do Brasil, publicado em 1891 que continha no seu lançamento apenas 16 hinos.
Em 1921 saiu sua 17ª edição já com 571 hinos, sendo 102 de autoria ou tradução de Salomão Luis Ginsburg, judeu convertido ao evangelho.
Em 1924 saiu a primeira versão com partitura musical com a participação de vários colaboradores como: Willian Edwin Etzminger (72 hinos); Henry Maxwell Wright (61 hinos); Manoel Avelino de Souza (29 hinos); Rcardo Pitrowsky (23 hinos); todos colaboraram com letras ou traduções.
A ultima edição foi a de número 54, feita já pela JUERP. A partir de 1991 foi lançado HCC, em substituição ao Cantor Cristão definitivamente.
O Cantor Cristão tem um papel importantíssimo na história dos protestantes no Brasil como seu hinário mais popular.
Os primeiros hinos cantados em português foram: 7, 26, 27, 32, 33, 51, 55 e 76, do hinário Salmos e hinos; os mesmos de hoje que no seu lançamento tiveram a participação da Dra Sarah Kalley em 1861.
O primeiro hino traduzido para o português no Brasil por Salomão foi Chuva de bênçãos.
Sarah Poulton Kalley
Pioneira na Escola bíblica no Brasil para crianças ao lado de seu esposo Robert Kalley, ministrando pela primeira vez em 19 de agosto de 1855 em Petrópolis. Compunha também poemas e salmos, traduzia e escrevia livretos e teve participação importante no primeiro hinário cristão Salmos e hinos. Sarah faleceu em 08 de agosto de 1907 anos depois de ter saído do Brasil com seu esposo em 01 de julho de 1876, para Edimburgo. A mulher também tendo papel importante na obra de Deus.
Fica aqui resumidamente a história deste hinário que fez e faz ainda parte da vida de muitos cristãos aqui no Brasil, edificando e também emocionando com sua coleção de belíssimos hinos escritos e outros traduzidos por esses grandes servos de Deus.
Forte abraço!!
"Viva bem servindo a Deus todo dia"
Assinar:
Postagens (Atom)
CICLO DAS QUINTAS DESCOMPLICADO
Olá. Neste post o assunto será o "Ciclo das quintas", o ão falado ciclo das quintas que para muitos parece um bicho de sete cabeç...
-
Adorar, Cantar e Louvar não são palavras sinônimas. Adorar , do latim "Adorare" ; falar com; cultuar algo ou a alguém; prostr...
-
Chegamos aqui com a quarta parte da história da música cristã, agora com a chegada ao Brasil e a revolução no cenário musical provocada por ...
-
Olá. Neste pequeno post abordo um tema que muitos, talvez não se perguntaram ainda sobre qual a origem da escrita musical e da cifra como u...