domingo, 8 de abril de 2018

HISTÓRIA DO HINÁRIO HARPA CRISTÃ

Neste post, uma breve história sobre o surgimento da Harpa Cristã, hinário oficial das Assembléias de Deus no Brasil. 


A primeira edição da Harpa Cristã foi lançada em 1922, na Assembléia de Deus em Recife com hinos para o culto: Santa Ceia; apresentação de crianças( bebês ); funeral e outros. 


No início era usado também o Salmos e Hinos, antecessor do Cantor Cristão e depois HCC, mas houve a necessidade de hinos com base nas doutrinas pentecostais. Com base nessa necessidade começaram a surgir os esboços do que se tornaria a mais a frente a Harpa Cristã. 
Antes, em 1921, foi lançado primeiro o hinário Cantor Pentecostal, impresso pela Tipografia Guajarina, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho, contendo 44 hinos e 10 corinhos.
A primeira edição oficial da Harpa Cristã, lançada em 1922, teve uma tiragem de apenas 1000 exemplares distribuídos para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nystron. A segunda edição da Harpa Cristã já continha 300 hinos e foi impressa nas Oficinas Irmãos Pangeti no Rio de Janeiro em 1923 e em 1932 ela já continha 400 hinos.

Em 1937, surgiu a primeira versão com letra e música( partitura ), a pedido da Convensão Geral das Assembléias de Deus do Brasil ( C.G.A.D.B ), cujos participantes foram: Emíllio Conde, Samuel Nyrstrom, Paulo Leivas Macalão, João Sorhein e Nils Kastiberg
Em 1979 foi feita uma revisão de letra e música pela CPAD, Casa Publicadora das Assembléias de Deus, sob resolução da CGADB.
Em 1981 a Harpa Cristã já continha 524 hinos.  Para atender todas as exigências cerimoniais, foram acrescentados 116 hinos, ficando então com 640 hinos que são entoados até hoje em todos os cultos congregacionais de igrejas pentecostais. 
Dois autores são destaques na composição da Harpa cristã: Irmã Frida Vingren e Pr. Paulo Leivas Macalão.
O hino 126 de Frida Vingren é muito cantado até hoje nas igrejas. 

Fica aqui esta breve história deste Hinário importantíssimo para os crentes pentecostais em todo o Brasil com hinos maravilhosos que seguem com suas letras edificando e contribuindo também junto com a pregação do Evangelho para a salvação de muitas vidas. 


Forte abraço!!


"Viva bem servindo a Deus todo dia"



quarta-feira, 4 de abril de 2018

HISTÓRIA DO HINÁRIO CANTOR CRISTÃO

Neste post será contada a história resumida sobre o hinário mais usado pela maioria dos cristãos protestantes no Brasil, o Cantor Cristão. 



O Cantor Cristão 


Este foi o terceiro hinário cristão brasileiro.
O primeiro foi o Salmos e Hinos de 1861 quando foi usado pela primeira vez na igreja cristã fluminense pelo casal Kalley e o segundo foi Hinos e Cânticos em 1876.
O Cantor Cristão é o primeiro hinário oficial da Igreja Batista do Brasil, publicado em 1891 que continha no seu lançamento apenas 16 hinos.
Em 1921 saiu sua 17ª edição já com 571 hinos, sendo 102 de autoria ou tradução de Salomão Luis Ginsburg, judeu convertido ao evangelho.
Em 1924 saiu a primeira versão com partitura musical com a participação de vários colaboradores como: Willian Edwin Etzminger (72 hinos); Henry Maxwell Wright (61 hinos); Manoel Avelino de Souza (29 hinos); Rcardo Pitrowsky (23 hinos); todos colaboraram com letras ou traduções.
A ultima edição foi a de número 54, feita já pela JUERP. A partir de 1991 foi lançado HCC, em substituição ao Cantor Cristão definitivamente.
O Cantor Cristão tem um papel importantíssimo na história dos protestantes no Brasil como seu hinário mais popular.
Os primeiros hinos cantados em português foram:  7, 26, 27, 32, 33, 51, 55 e 76, do hinário Salmos e hinos; os mesmos de hoje que no seu lançamento tiveram a participação da Dra Sarah Kalley em 1861.
O primeiro hino traduzido para o português no Brasil por Salomão foi Chuva de bênçãos.


Sarah Poulton Kalley

Pioneira na Escola bíblica no Brasil para crianças ao lado de seu esposo Robert Kalley, ministrando pela primeira vez em 19 de agosto de 1855 em Petrópolis. Compunha também poemas e salmos, traduzia e escrevia livretos e teve participação importante no primeiro hinário cristão Salmos e hinos. Sarah faleceu em 08 de agosto de 1907 anos depois de ter saído do Brasil com seu esposo em 01 de julho de 1876, para Edimburgo. A mulher também tendo papel importante na obra de Deus. 

Fica aqui resumidamente a história deste hinário que fez e faz ainda parte da vida de muitos cristãos aqui no Brasil, edificando e também emocionando com sua coleção de belíssimos hinos escritos e outros traduzidos por esses grandes servos de Deus.


Forte abraço!!


"Viva bem servindo a Deus todo dia"




CICLO DAS QUINTAS DESCOMPLICADO

Olá. Neste post o assunto será o "Ciclo das quintas", o ão falado ciclo das quintas que para muitos parece um bicho de sete cabeç...