quinta-feira, 13 de abril de 2017

História da Música Cristã - parte 3 - O Gospel

XXº SÉCULO DA ERA CRISTÃ - O GOSPEL   


O século XX foi o século de maior inovação e tendências, principalmente na música. Havia o Blues, o Reagtime( de onde surgiu o Jazz ), o surgimento de novos instrumentos musicais, a Politonalidade e a Atonalidade, muito usadas no Jazz e também foi quando surgiram as primeiras gravações, lançamentos de cantores, influenciando também a música na igreja.

Aqui começa, realmente o Gospel


Gospel - do inglês antigo God-Spell ( God; Deus; Pai ) Spell; palavra - palavra de Deus), depois com a junção forma-se a palavra Gospel, gando o significado de Evangelho ou Boa notícia

É um gênero musical usado pelos protestantes para expressar a fé cristã, individual ou comunitária, originado das igrejas Afro-americanas, variando de acordo com a cultura e contexto social, podendo sua execução ser usada também por motivo comercial ou de entretenimento pela indústria fonográfica, além do motivo religioso. A formação do Gospel é um Solista que conduz o cântico, o Coro que responde e faz outras nuances e o grupo instrumental. 

Como já foi dito em post anteriores, o Gospel teve suas raízes no Spirutal dos Afro-americanos que eram escravos que depois de livres o trouxeram para as comunidades e igrejas que se formavam no sul dos EUA. 

 Thomas Dorsey (1899-1993 ), é, segundo especialistas, o "Pai da música gospel"; grande compositor, pianista de Blues e agente da Paramount Records que começou a compor gospel depois de ter ouvido numa conferência de músicos na Filadélfia, Albert Tindley, Começa então seus trabalhos. Dorsey tinha conhecimentos dentro gravadoras, pois trabalhava para uma delas; isso facilitou a ele pagar 500 cópias de sua música: "If you So e My Saviour" que levou uns três anos para ter aceitação e dar algum resultado, pois no início seu novo estilo de música que ele denominou Gospel não foi aceito para o culto nas congregações por parte das lideranças e dos irmãos, mas com o tempo foram aderindo o novo estilo de louvar mais empolgante. 



Albert Tindley ( 07 jul 1851-26 jul 1933 )

Ministro Metodista e compositor gospel, chamado por muitos de "O Príncipe dos pregadores"; filho de pai escravo e mãe livre, autodidata, não frequentou escola, aprendeu grego por correspondência pela Boston Theological School, sendo ordenado em 1887 pela igreja Episcopal Metodista sem qualquer grau de instrução, passando com alta pontuação no exame. Tindley também é considerado um dos fundadores do Gospel, tendo cinco de seus hinos fazendo parte do Hinário Metodista de 1989. Seus hinos mais famosos foram: I Over come Somedy e Stand by me ( 1905 ).

O Gospel ganhou força e logo surgiram muitos cantores e pastores que começaram a gravar discos e a atrair a grande indústria fonográfica a partir dos anos 50. 

Mahalia Jackson ( 26 out 1911- 27 jan 1972 ) foi a primeira cantora nessa época a fazer fama e grandes apresentações e considerada pela crítica a maior cantora gospel de todos os tempos. Mahalia também cantou para 250 mil pessoas em 1963 no famoso discurso de Marthin Luther king Jr "I Have a Dream"( Eu tenho um sonho ). Sua música mais famosa foi "Move on up a Litlle Higher" que vendeu em 1952 8 milhões de cópias. 

Mahalia também fundou a Mahalia Jackson Scholarship Foundation para pessoas que queriam entrar para uma universidade.

O Órgão Hammond

 Instrumento eletro-mecânico, inventado por Laurens Hammond por volta de 1934 para ser o substituto do órgao de tubos como uma solução mais barata, passando a ser muito usado, a princípio, por músicos de Blues e Jazz e mais adiante na música gospel em crescente evolução.

Até a década de 30 o piano era o instrumento mais utilizado no acompanhamento, estudo e na prática coral, mas na década de 40 com a explosão do Gospel, muitos grupos, cantores e excursões pelos EUA e uma forte demanda fomentada pela grande indústria fonográfica, a música gospel já havia se tornado um produto também de entretenimento, principalmente pela população branca, apesar do racismo que ainda era grande; foi aí que foi introduzido no Gospel. A primeira igreja a introduzir o órgão Hammond foi a First Church of Deliverance, Ilinois, Chicago, pelo reverendo Clarence H. Cobbs e foi também uma das primeiras a transmitir sermões pelo rádio. 

Até a década de 70 o órgão Hammond e também o piano que continuou sendo usado para o acompanhamento e o Hammond com seu som excitante nas partes rítmicas, reinaram absolutos como padrão para a música gospel em qualquer igreja. 
O órgão Hammond mudou completamente a história do Gospel, é uma referência quando se fala em música gospel. Quando se refere a música gospel logo é citado o orgão, principalmente o Hammond.

Fica aqui a terceira parte da história da música cristã, O Gospel


Forte abraço!!  "Viva bem pensando em Deus todo dia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CICLO DAS QUINTAS DESCOMPLICADO

Olá. Neste post o assunto será o "Ciclo das quintas", o ão falado ciclo das quintas que para muitos parece um bicho de sete cabeç...