Para começar, preciso lembrar que é preciso ter conhecimento de Campo harmônico para o acompanhamento de músicas tonais, ou seja, músicas cuja harmonia está dentro de uma tonalidade específica.
Exemplo: uma música cujo tom seja Sol maior,logo o seu campo harmônico será o da tonalidade, escala, diatônica de Sol maior. Diatônica quer dizer: pertencente ao mesmo tom. Sabendo disso, cada nota, grau da escala será representado por um acorde que usará somente as notas da escala(tonalidade):
Um acorde sobre o primeiro grau (I°)da escala de Sol ou de qualquer outra, será um acorde maior que pode ser de sétima maior(7M), nona(9), sexta(6).
Um acorde sobre o segundo grau(II°), será um acorde menor com sétima menor(7)
Um acorde sobre o quinto grau(V), será um acorde maior com a sétima menor(7) e assim sucessivamente.
Na maioria das músicas tocadas, usa-se o Ciclo das quartas diatônico que nada mais é do que tocá-las de quatro em quatro: se a tônica é Sol maior, conta-se quatro a partir dele, o próximo acorde será Dó maior; de Do maior, o próximo será o sétimo grau, F#m7(b5) e assim por diante.
Este ciclo da quartas diatônico, deve ser praticado, bastante em todas as tonalidades para que se obtenha domínio e assim fique mais fácil tirar músicas de ouvido.
Muitas músicas usam a sequência: I°, VI°, II° e V°
Cm7 / Dm7(b5) / Eb7M / Fm / Gm / Ab / Bb7, escala de Dó menor natural.
Na tonalidade menor também usa-se o ciclo das quartas diatônico, caminhando de quatro em quatro:
Cm7 / Fm / Bb7 / Eb7M / Ab / Dm7(b5) / G7 / Cm7
A maioria das músicas em tom menor segue esta sequência( ciclo ).
Forte abraço!!!
"Viva bem servindo a Deus todo dia"
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário