Começarei a partir deste post um singelo estudo sobre campo harmônico para tentar ajudar aos interessados por este assunto que é muito importante para todo músico. Espero que gostem. Para iniciar neste estudo é necessário conhecimento básico sobre escalas, maior e menor.
É comum na hora de acompanhar certas músicas a dúvida de não saber para onde ir na harmonia por não saber qual acorde entra onde naquela tonalidade. Qual combina com qual e aí o musico fica pescando otas, acordes pra tentar encaixa e seguir com o acompanhamento; isso dá-se por falta de conhecimento de campo harmônico.
O QUE É CAMPO HARMÔNICO
Campo harmônico é uma sequência de acordes formados sobre os graus de uma determinada escala, em termos simples é isto.
Para iniciarmos, vamos relembrar rapidamente aqui as escalas diatônicas maior e menor:
Os exemplos no pentagrama estão escritos na clave de Sol e na calve de Fá, atendendo aos instrumentos que usam as mesmas. Os exemplos acima e os que virão após e nos demais posts, também atendem os músicos que usam somente a Cifra.
Lembrando que todos os exemplos que serão dados neste estudo devem ser aplicados em todas as tonalidades para que o músico tenha domínio no acompanhamento em tonalidades menos comuns.
Passaremos agora para a classificação dos intervalos
INTERVALO
Intervalo é a distância entre duas ou mais notas. O intervalo é classificado como: Maior; Menor; Aumentado; Justo; Diminuto; Ascendente e Descendente, Simples e composto.
Intervalo ascendente é aquele cujo o primeiro som(nota) é mais grave que o segundo.
Intervalo descendente é aquele cujo o primeiro som é mais agudo que o segundo
Intervalo simples é aquele contido dentro da oitava.
Intervalo composto é aquele que ultrapassa a oitava
Os exemplos mostrados até aqui são focados em músicos que tocam instrumentos harmônicos: Guitarra, Violão, Baixo e Teclado, mas podem ser usados por músicos que tocam instrumentos melódicos também.
Bom pessoal, termino aqui este post, espero que gostem e tenha sido útil.
Forte abraço!!
"Viva bem servindo a Deus todo dia"
Nenhum comentário:
Postar um comentário