terça-feira, 11 de abril de 2017

História da Música Cristã - parte 2 - Spirituals

ontinuarei aqui com a segunda parte da história da música cristã: o Spiritual



XIXº SÉCULO DA ERA CRISTÃ - SPIRITUALS

Sipirituals era um tipo de canção executada, a princípio à capela pelos negros Afro-americanos para aliviar seu sofrimento, no trabalho nas lavouras de arroz e algodão  durante a escravidão, chamada canção de trabalho( work songs ). Algumas também continham certos códigos com instruções para possíveis fugas. Seus donos perceberam que quando eles entoavam suas canções o trabalho tinha rendimento melhor, por isso não se incomodavam com suas canções. 
Como eram catequizados por cristãos Europeus, misturavam tradições afro com as tradições Europeias, sempre com conteúdo bíblico, pois se identificavam muito com as mensagens bíblicas, principalmente com a história do povo de Israel e as promessa de Deus feitas a eles, acreditando também ter um futuro melhor.Uma de suas canções mais famosas foi Deep River( Rio profundo ).
Letra:
Deep river, my home is over Jordan, deep river, Lord
I want to cross over into campground, oh don't you want to go that gospel feast.
That promissed land where all i peace?
O don't you want to go that promissed land where all is peace?

Rio profundo
Minha casa está além do Jordão
Rio profundo, Senhor
Quer atravessar os campos?
Oh, você não quer ir para àquele paraíso?
Aquela terra prometida onde tudo é paz?

À noite depois de longa jornada de trabalho árduo, se juntavam para ouvir as pregações de pastores que passavam por ali pregando entre os negros. O sermão do pastor era de forma rítmica e animada, sempre respondido pela congregação com "amém, sim, Senhor, isso mesmo, com muita empolgação e barrulho, diferente do culto dos brancos que era mais calmo. 
O pastor ou algum irmão da congregação o cântico e daí toda congregação acompanhava com muito entusiasmo. Foi assim que surgiu o Spiritual. Muitas canções eram esquecidas e outras passadas para as próximas gerações. Essa foi a base para o surgimento de um tipo de música que surgiria mais a frente e ficou conhecida até hoje como Góspel, que trabalhava com pergunta e resposta assim como no Spiritual: o solista perguntava e a congregação respondia, sempre com contexto bíblico.

Após a abolição da escravatura no Estados Unidos em 1863, a música Spiritual dos negros( Negro Spiritual ) se expandia pois começavam a surgir várias comunidades de negros com muitas igrejas independentes das nacionais organizadas pelos brancos, levando o Spiritual em todo território do Sul dos Estados Unidos. Todas as igrejas também se tornaram verdadeiras esolas de música de onde se formaram músicos super talentosos, promovendo diretamente o desenvolvimento significativo da música americana. O spiritual eras considerado pelos brancos como uma "Canção inútil". Apesar de todos os problemas enfrentados, o Spiritual foi e é considerada a matriz inicial do Gospel.
Fica aqui a segunda parte da história da música cristã que a partir desta fase começa a chegar no formato como a conhecemos hoje.

Forte abraço.
"Viva bem pensando em Deus todo dia"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

CICLO DAS QUINTAS DESCOMPLICADO

Olá. Neste post o assunto será o "Ciclo das quintas", o ão falado ciclo das quintas que para muitos parece um bicho de sete cabeç...